sábado, 29 de novembro de 2008

FORTUNATO E ARQUIVALDO SÃO ELEITOS EM TRINDADE

Ricardo Fortunato nos braços do povo durante comemoração da vitória na disputa pelo cargo de prefeito, neste domingo, por volta das 19h30, em sua casa (1, 2 e 3). Arquivaldo Bites, vice-prefeito eleito, emocionado ao lado de sua filha e companheira (4, 5 e 6). Novamente Ricardo Fortunato sendo carregado pelos apoiadores, durante a festa da vitória (7). Ricardo Fortunato cumprimentando e agradecendo Onivaldo Almeida, o ex-vereador Teixeira, pai do atual vereador e radialista Gleysson Cabriny, na festa da vitória (8). Simpatizante e apoiadora da candidatura vitoriosa de Fortunato, comemorando a conquista do jovem prefeito-eleito da “Capital da Fé”. Arquivaldo Bites, vice-prefeito eleito de Trindade, é claro, comemorando a conquista esperada por anos a fio de batalha na política trindadense. Parabéns!

Confirmando o ligeiro favoritismo das últimas pesquisas Serpes publicadas pelo jornal O Popular, republicadas neste blog, o peemedebista de 35 anos, advogado, administrador de empresas e atual vereador Ricardo Fortunato de Oliveira foi eleito prefeito de Trindade para o mandato de 2009 a 2012, neste domingo (5).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 65.377 eleitores estavam aptos a votar nestas eleições municipais, mas compareceram às respectivas sessões de votação, 55.370 eleitores, representando 84,69% do eleitorado trindadense. Estes números são perfeitamente condizentes com, digamos assim, uma média histórica de comparecimento dos eleitores para votar nas últimas eleições.

Então, os 55.370 eleitores que compareceram às urnas neste domingo, produziram o seguinte resultado: Ricardo Fortunato (PMDB) amealhou 22.360 votos, representando 43,50% dos votos válidos. Jânio Carlos (PSDB) ficou com 21.092 votos, ou 41,03% dos votos válidos. Em último lugar, Alexandre César (PP) com 7.950 votos, chegando a 15,47% dos votos válidos. Votos brancos ficaram em 1.270 ou 2,29%, enquanto que os votos nulos chegaram à marca dos 2.698 ou 4,87%. No total, foram 51.402 votos válidos.

A votação apurada, na verdade, confirma os resultados das três rodadas da pesquisa Serpes divulgadas, que conseguiram retratar com precisão até as intenções de voto dos eleitores trindadenses. Afinal de contas, a diferença pró-Fortunato ficou em 1.268 votos, que representa em relação ao total de votos válidos, 2,66%. Só para relembrar a última pesquisa apontava empate técnico entre Fortunato e Jânio.

Quem acompanha a política trindadense concorda que as eleições de 2008 para prefeito foram as mais disputadas das últimas décadas. Nos derradeiros dias, vale dizer, a disputa ficou eletrizante mesmo. Em momento algum os principais concorrentes, Fortunato e Jânio, baixaram a guarda e foram com tudo para o embate que gerou, é claro, fatos absolutamente desnecessários para a elevação do debate político, mas é perfeitamente compreensível. Disputa eleitoral mexe profundamente com os ânimos de todos.

Independente da segunda posição conquistada urnas é preciso reconhecer o trabalho bem-feito por Jânio Carlos. Empresário de sucesso, homem forjado no trabalho diário, de forma competente, um empreendedor da maior importância para a história de Trindade, entrou para disputa em condições adversas, pois a rejeição do prefeito George Morais (PSDB) acabou transferida para sua candidatura. Na reta final da campanha, Jânio levou a disputa baseada em próprio carisma e prestígio pessoal. Do ponto de vista político, Jânio saiu maior do que era quando entrou para a atividade.

Agora, Ricardo Fortunato é aquele tipo de político que sabe aproveitar ao máximo as oportunidades do momento. Enquanto o ex-prefeito Valdivino Chaves (PMDB) se reunia com diversos outros partidos visando à disputa, Fortunato permaneceu em segundo plano. Este blog a revista Visão Crítica, editada por nós, ao contrário, chamava a atenção para o potencial que Fortunato já apresentava. A desistência de Valdivino em concorrer foi tudo que Fortunato precisava para viabilizar seu projeto de chegar à Prefeitura de Trindade.

Articulador rápido, com objetivos claramente traçados em sua mente, Fortunato entrou em campo lá pelo dia 24 de junho, após a desistência formal de Valdivino pela candidatura a prefeito, e costurou acordo com o PT que indicou Arquivaldo Bites para seu vice, além do PDT, PRB, PSL, PHS. Isso por si só, já seria uma tremenda conquista, mas a vitória obtida neste domingo, enquanto sua coligação conseguiu eleger dois vereadores (os petistas Valdivino Barbosa e Ricardo Marques), vem coroar de pleno êxito a participação de Fortunato neste pleito. Sobre as perspectivas para o mandato certamente conversaremos com o prefeito eleito muito em breve, caros internautas.


Vereadores


Os resultados das eleições deste domingos comprovaram a tese pela qual é muito difícil eleger vereador em Trindade, pois o chamado coeficiente eleitoral seria muito alto. Coeficiente eleitoral resultado da divisão do chamado votos válido pelo número de cadeiras em disputa para a Câmara Municipal.

Nestas eleições, foram 51.402 votos válidos divididos por 10, a quantidade de vagas para o Legislativo trindadense. Disso resulta o número de 5.140 votos. Ou seja, para se eleger um vereador, a soma de todos os candidatos do partido ou da coligação precisa atingir este número. Acaba ocorrendo diferenças, aqueles quebradinhos para o qual a legislação eleitoral em vigor prevê uma forma de arredondar, garantindo a distribuição das vagas entre os partidos. Dessa conta toda, veja quem foram os vereadores eleitos, que irão exercer mandatos a partir de janeiro de 2009 até dezembro de 2012.

1º. Hélio Braz (PSDB), 1.899 votos

2º. Ucleide de Castro (PTC), 1.672 votos

3º. Valdenir (PSDB), 1.619 votos

4º. Dr. Antonio (PSDB), 1.573 votos

5º. Marcelo Margarida (PR), 1.207 votos

6º. Marcelo Curicas (PTB), 1.200 votos

7º. Aurimar Lima (PTB), 830 votos

8º. Marcos Lago (PR), 816 votos

9º. Valdivino Barbosa (PT), 769 votos

10º. Ricardo Marques (PT), 739 votos


Fonte: Blog do Sérgio Vieira http://sergiovieira.zip.net/

Nenhum comentário: