quarta-feira, 30 de julho de 2008

Fortunato e Arquivaldo colam em Iris Rezende

(Foto: SVCosta) Os peemedebistas Ricardo Fortunato e Iris Rezende, ao lado do petista Arquivaldo Bites, no momento da chegada do trio na Praça do Setor Maysa, na região chamada de Trindade Dois, para comício na noite desta terça-feira (29/7): Fortunato trabalha para colar seu nome à imagem prefeito de Goiânia e candidato à reeleição para se fortalecer na disputa pela prefeitura de Trindade.

Mais uma vez o local onde é realizada a feira livre no Setor Maysa, região chamada de Trindade Dois, foi palco de evento político. Ricardo Fortunato (PMDB), candidato a prefeito pela coligação “União popular trindadense” (PMDB-PT-PDT-PHS-PRB-PSL), promoveu comício na noite desta terça-feira (29), às 20h30, na praça onde se realiza a feira livre do bairro.

A estratégia de Fortunato é colar sua imagem à do prefeito goianiense Iris Rezende que também disputa a reeleição na capital. Como início de campanha, a aposta deu resultado além do esperado. Afinal, o eleitor anda ressabiado com a política e não tem sido fácil reunir o distinto público para pedir voto.

No entanto, na praça do Maysa, bem mais de 500 pessoas se aglomeraram para ouvir a mensagem de políticos da região. Arquivaldo Bites (PT) candidato a vice na chapa de Fortunato fez discurso inflamado, lembrando ser entusiasta e defensor da coligação entre PT e PMDB, tanto em Goiânia, como em Trindade, desde o ano passado. “O motivo principal é repetir aqui a coalizão do governo do presidente Lula”, revela Arquivaldo.

Prefeito Iris Rezende cumpriu a promessa de asfaltar todas as ruas de Goiânia, fator responsável pela excelente avaliação popular de sua administração, tornando-o favorito para vencer as eleições de 5 de outubro. Com isso, os pensadores políticos do partido viram a possibilidade de ampliar a presença do PMDB no comando de Prefeituras dos municípios do Entorno. E Iris Rezende decidiu participar das disputas de Trindade e Aparecida de Goiânia, cidades que fazem divisa com a capital goiana.

Nos discursos, Fortunato e Iris demonstraram afinação total quanto ao objetivo comum de fortalecer o PMDB na região, tendo com instrumento a proposta de futura parceria administrativa em caso de vitória dos candidatos peemedebistas. O mote, para Trindade, será mesmo asfaltar todas as ruas de Trindade, se Fortunato for eleito prefeito. Banners e cartazes com Fortunato e Iris juntos constituem principal item do material de campanha do candidato trindadense.

Luta pela coligação das oposições

Arquivaldo Bites (PT) candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Ricardo Fortunato, trabalha pela união dos dois partidos em Trindade desde o ano passado, quando liderou a criação do chamado “Fórum de Apoio ao Governo Lula Pelo Bem de Trindade” que chegou a contar com 13 partidos se reunindo quinzenalmente em vários pontos do município.

Para alcançar a vitória nas eleições deste ano o líder petista entendia como sendo essencial a realização de uma “coligação de um grande arco de partidos”. E o Fórum teve papel importante como facilitador do acordo que resultou na atual aliança política. Tal postura provocou racha interno no PT, pois uma ala liderada por Paulo César brigou pelo lançamento de candidatura própria.

Arquivaldo e apoiadores, por sua vez, defenderam a tese da composição principalmente com o PMDB lançando candidato a prefeito e os petistas indicando o vice na chapa. Vencedor nas prévias internas, Arquivaldo Bites viabilizou sua indicação como vice e a convenção homologou a coligação PMDB-PT em Trindade.

O comício realizado na praça do Setor Maysa na noite de terça-feira, com as presenças de Iris Rezende, prefeito de Goiânia, dos deputados estaduais Samuel Belchior (PMDB), José Nelton (PMDB), Isaura Lemos (PDT), da deputada federal Iris Araújo (PMDB), inúmeros candidatos a vereador de Trindade e Goiânia, assistido por uma multidão de moradores da região, sinalizando na direção de que Arquivaldo Bites estava certo em conduzir o PT trindadense em parceria com os peemedebistas.

Como dizia o lema de trabalho dos petistas liderados por Arquivaldo Bites, em disputa interna, “chega de só participar, é preciso coligar para vencer e administrar”. No mínimo, agora o PT está na disputa pelo comando da prefeitura de Trindade, o sétimo colégio eleitoral goiano (65.377 eleitores), referência nacional como centro religioso da fé católica e 11ª economia mais ompetitiva do Estado, segundo ranking da Secretaria de Planejamento de Goiás.

(Foto: SVCosta) No detalhe, Arquivaldo Bites (PT), discursando durante evento político do Fórum de Apoio ao Governo Lula Pelo Bem de Trindade: atuação visando à formação de bloco de partidos de oposição em Trindade.

Fonte: Blog do Sérgio Vieira
http://sergiovieira.zip.net/

Bitencourt renuncia a candidatura

(Foto: SVCosta) Jerônimo Bitencourt, ex-candidato a prefeito de Trindade pelo Democratas, flagrado durante leitura na porta de sua residência: Momento de retornar às atividades empresariais.

Agora é definitivo, Jerônimo Bitencourt (DEM), oficializou sua renúncia à candidatura de prefeito de Trindade. Por volta das 16h10, desta quarta-feira (30/7), foi protocolado o requerimento de Bitencourt junto ao Cartório Eleitoral de Trindade, colocando ponto final na expectativa quanto à participação do empresário na campanha deste ano.
Jerônimo Bitencourt abandona a corrida sucessória municipal deixando no ar uma sensação de que teria condições de efetivamente disputar a cadeira de prefeito de Trindade. Nas rodas de conversa sobre política na cidade, Bitencourt tornou-se assunto obrigatório nos últimos dias, mas desde que decidiu participar mais ativamente nos bastidores filiando-se ao Democratas e, depois, colocando seu nome à disposição da legenda para concorrer às eleições de 5 de outubro, o empresário virou personagem de destaque do pleito em andamento.
Nos contatos diretos com as pessoas é possível se verificar que a candidatura de Bitencourt contava com forte respaldo popular. Vários candidatos a vereador de diferentes legendas, cujos nomes não revelaremos para não comprometer as respectivas candidaturas, nos afirmaram que “o Bitencourt tem muito voto por aí. Onde andamos achamos eleitor disposto a votar no empresário”. Daí, a pergunta que fica é a seguinte: será que Bitencourt venceria as eleições? Bem, doravante é desnecessário preocupar com isso.
Mas e a saída de Bitencourt do processo eleitoral pode beneficiar algum dos atuais candidatos, a saber, Alexandre César (PP), Jânio Freire (PSDB) e Ricardo Fortunato (PMDB)? À primeira vista, por se tratar também de um empresário, pode ser que os eleitores de Bitencourt tenham origem no mesmo estrato social, e venham a migrar para o tucano Jânio. No entanto, é difícil acreditar nisso, pois Bitencourt acabou sendo visto como alternativa ao atual grupo no poder desde 2002, sob a liderança do prefeito George Morais (PSDB).
O candidato peemedebista Ricardo Fortunato poderia ser beneficiado pela retirada da postulação de Bitencourt? Afinal, muitos eleitores são pragmáticos e acabam optando por votar naquele candidato com lhes parecem contar com mais chances de vitória. Pela estrutura de campanha apresentada por Fortunato (carros de som, farto material gráfico, incontáveis carros adesivados, muita gente envolvida na campanha que conta com seis partidos), o eleitor pode concluir ser ele o concorrente direto do candidato Jânio Freire, da base do prefeito George Morais. Bem, ainda é cedo para afirmar algo neste sentido.
Também não se pode esquecer que a candidatura de Alexandre César está aí nas ruas, à frente de uma coligação com outros três pequenos partidos (PC do B, PCB e PTN), que embora não tenham vitórias nos respectivos currículos, convém lembrar que a palavra impossível é um termo descabido em se tratando de política, na verdade a arte do possível. Em suma, a hora é de esperar para ver os resultados das ações dos candidatos que permaneceram na disputa pela cadeira de prefeito de Trindade.
E Bitencourt, será que participará da campanha de algum outro candidato? “Vou ficar quieto e cuidar da minha empresa, pois as vendas não estão lá muito boas”, revelou a este Blog o ex-candidato democrata não deixando dúvidas de que sabe muito bem onde estão seus interesses mais diretos.
.
Fonte: Blog do Sérgio Vieira

Prefeito George Morais responderá a ação de improbidade pela distribuição de vale-cerveja no carnaval 2008

(Foto: SVCosta) George Morais (PSDB), prefeito de Trindade, responderá a ação civil pública por causa da distribuição de vales-cerveja no carnaval 2008: promotoria de justiça pede aplicação de sanções decorrentes de atos de improbidade administrativa.

A distribuição de vales-cerveja no carnaval 2008, promovida pela Prefeitura de Trindade, resultou em ação civil pública proposta pelo promotor de justiça José Antônio de Sá contra o prefeito George Morais (PSDB) e os funcionários públicos municipais Sérgio Ribeiro Dias e José Luiz Moreira dos Santos. O objetivo da ação é responsabilizar os agentes públicos em tela por ato de improbidade administrativa.
Apuração em inquérito civil público mostrou que o prefeito fez acerto pessoalmente com a Schincariol de patrocínio para a realização do carnaval na cidade. A empresa ofereceu em contrapartida determinada bonificação na venda de bebidas. Funcionário Sérgio Dias, integrante da Comissão Especial de Promoção e Realização de Eventos da Prefeitura de Trindade assinou contrato, além de ter adquirido as bebidas colocadas à disposição do público que participou da festança carnavalesca no Carreiródromo Ada Cira.
Segundo o promotor José Antônio, “embora não tenha sido apurado o uso de dinheiro público para a aquisição de bebidas, houve o lamentável envolvimento de agentes da administração municipal de forma direta, adquirindo cerveja com recursos angariados do empresariado local, fazendo inserir no cupom de distribuição a logomarca da atual gestão”. Com isso, de acordo com a conclusão do inquérito, a prefeitura acabou se tornando co-patrocinadora da distribuição de cerveja nos festejos de Momo, flagrante atentado contra os princípios da moralidade e da finalidade.
Por sua vez, ainda conforme o inquérito, José Luiz, membro da comissão de eventos e secretário de Comunicação da prefeitura, pesa a captação de patrocínios de empresas, além de ter mandado confeccionar os vales com a logomarca da atual gestão. O Ministério Público solicita a condenação de todos os citados acima, pela prática de atos de improbidade administrativa, pedindo as sanções de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por até 3 anos.

Fonte: Blog do Sérgio Vieira
http://sergiovieira.zip.net/

Campanha ainda não ganhou as ruas

Candidatos a prefeito de Trindade ainda não colocaram a campanha nas ruas, mas todos se movimentam intensamente para regularizar tudo junto à Justiça Eleitoral: a adulação aos eleitores deverá começar mesmo no final de julho.

Desde domingo (6/7) os candidatos a prefeito, vice e vereadores dos 5.562 municípios brasileiros, Trindade inclusive, estão autorizados pela legislação a botar as campanhas nas ruas, em busca dos votos do eleitorado tupiniquim. No caso de Trindade, os 4 candidatos a prefeito e os 124 candidatos a vereadores pelos 25 partidos envolvidos neste pleito, irão disputar os votos dos 65.377 eleitores aptos a votar no dia 5 de outubro deste ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.
Até agora, no entanto, nem parece que teremos eleições municipais daqui a 81 dias. A preocupação geral entre os candidatos, por enquanto, é regularizar o papelório necessário para os respectivos registros das candidaturas na Justiça Eleitoral, em seguida a confecção do material gráfico principalmente. A previsão é de que a campanha se inicie de fato no final deste mês.
Concorrem ao cargo de prefeito de Trindade, quatro (4) chapas, pela ordem alfabética dos nomes dos candidatos a prefeito: Alexandre César (PP), prefeito e Álvaro Valério (PC do B), vice; Bitencourt (DEM), prefeito e Sidney (DEM), vice; Jânio Carlos (PSDB), prefeito e Juarez Carvalho (PTB), vice; Ricardo Fortunato (PMDB), prefeito e Arquivaldo Bites (PT), vice. Por seu turno, algo ao redor de 124 candidatos a vereador disputarão as 10 vagas na Câmara Municipal de Trindade.

Propaganda gratuita
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão poderá ser veiculada a contar de 19 de agosto, em dois blocos de 30 minutos de duração cada, alternando entre os candidatos a prefeito e os vereadores. Em Trindade não existe emissora de televisão e dificilmente haverá propaganda naquele veículo poderoso para a formação de opinião do eleitorado.
Mas, havendo interesse das coligações, é possível fazer requerimento junto à Justiça Eleitoral que pode determinar que algum canal de Goiânia transmita a propaganda dos candidatos trindadenses. Vale registrar que se trata de uma possibilidade muito remota para as eleições deste ano na “Capital da fé” dos goianos.
Importante dizer que o tempo a ser divido entre as coligações partidárias é resultado da composição das respectivas bancadas de deputados federais eleitos em 2006. De acordo com levantamento realizado por Arquivaldo Bites (PT), presidente da legenda e candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual vereador Ricardo Fortunato (PMDB), apontou a seguinte distribuição de tempo do horário eleitoral gratuito, publicado com exclusividade pelo Blog do Sérgio Vieira:
Na disputa majoritária (prefeito e vice) a situação deve ficar assim: A coligação PMDB-PT-PDT-PSOL-PRB-PSL-PHS (União popular trindadense) terá direito a 10 minutos e 23 segundos, pois a bancada federal eleita em 2006 contou com 202 parlamentares. Já a coligação PSDB-PTB-PTdoB-PMN-PTC-PRP-PSC-PR-PV-PRTB-PPS-PSDC-PSB (Trindade não pode parar) ficará com 9 minutos e 59 segundos, por ter uma bancada federal de 192 parlamentares. A coligação formada pelo PP-PCdoB-PCB-PTN (Amor à Trindade) conta com 54 parlamentares eleitos em 2006, dando direito a 4 minutos e 36 segundos. Enquanto isso o DEM (É tempo de vitória e renovação), detentor de uma bancada federal composta por 65 parlamentares eleitos em 2006, ficou com 5 minutos e 2 segundos.
Com relação às candidaturas proporcionais (vereador), os tempos deverão ficar da seguinte forma: A coligação “Trindade não pode parar” com 73 candidatos a vereador, terá um tempo maior, seguido de perto pelos candidatos da coligação “União popular trindadense”, e a coligação “Amor à Trindade”, ambas com 20 candidatos, cada uma, deverão estar emboladas, enquanto isso, os 11 candidatos da chapa “É tempo de vitória e renovação”, deverão ficar com o menor tempo.

Fonte: Blog do Sérgio Vieira
http://sergiovieira.zip.net/

Partidos escolhem seus candidatos

(Foto: SVCosta) Flagrante da deputada estadual Flávia Morais (PSDB) cabisbaixa na sala de aula do Colégio Modelo, durante a convenção do PDT de Trindade que rompeu acordo com os tucanos. Por 4 votos a 3, a Comissão Executiva do partido de Isaura Lemos resolveu disputar a sucessão municipal pela oposição, ao lado do PMDB-PT-PHS-PSL.

O último dia para os partidos realizarem suas convenções foi marcado por negociações complicadas, visando à definição dos nomes que irão concorrer aos cargos de prefeito, vice e vereadores, em Trindade, nas eleições de 5 de outubro deste ano. De fato, as convenções partidárias entraram pela madruga de terça-feira (1/7), na “Capital da fé”.
Quem saiu primeiro novamente foi Jerônimo Bitencourt (DEM) que realizou a convenção de seu partido na tarde de ontem, no auditório de sua empresa, na Vila João Braz, juntamente com o PCdoB, ficando homologada sua candidatura a prefeito, definindo chapa de vereadores pela coligação, mas deixando em aberto o nome do candidato a vice-prefeito.
As demais legendas tiveram um dia de muita conversa. O tucano Jânio Carlos não desgrudou do telefone, mas saiu da convenção realizada nas dependências da Subsecretaria de Ensino de Trindade, à frente de uma coligação formada por 12 partidos. Depois de uma extenuante rodada de negociações, o vereador Juarez Carvalho (PTB) foi escolhido candidato a vice-prefeito com Jânio Carlos.

A surpresa
Neste processo, o ex-vereador Leofonso Teixeira, o Felinho (PSDB), acabou preterido, como já era esperado por todos, menos por ele, é claro. A surpresa ficou por conta do posicionamento do PDT trindadense que tinha em seus quadros o médico Rogério Taveira, ex-secretário municipal de Saúde. O nome de Taveira era o preferido para compor a chapa de Jânio Carlos na vice, mas a Comissão Executiva do PDT de Trindade, na convenção realizada nas instalações do Colégio Modelo, na Vila Perpétuo Socorro, sob a liderança da deputada estadual Isaura Lemos, presidente da legenda em Goiás, se rebelou contra o atual prefeito George Morais (PSDB).
Os pedetistas tiveram que escolher entre duas propostas: permanecer na base de apoio de George Morais, indicando o médico Rogério Taveira como candidato a vice de Jânio Carlos ou integrar coligação liderada pelo peemedebista Ricardo Fortunato. Deputada Isaura Lemes coordenou o processo de votação e os 7 membros da Executiva do partido, produziram o placar de 4 X 3 em favor da coligação com o PMDB, PT, PHS e PSL. Nem a presença na sala da deputada estadual Flávia Morais (PSDB), secretária de Cidadania do Governo de Goiás, além de inúmeros funcionários da Prefeitura de Trindade, conseguiu reverter o resultado da votação interna, depois de discurso inflamado de Maurício Barros, ex-presidente do partido no município.
Rogério Taveira, visivelmente abatido, juntamente com outros companheiros desfiliaram-se do PDT de Trindade após o anúncio da decisão do partido em não indicá-lo para candidato a vice-prefeito de Jânio Carlos e deixaram as dependências do Colégio Modelo seguindo a deputada Flávia Morais. A propósito, o jornal O Popular de hoje acabou dando a notícia errada, ao afirmar que Rogério Taveira seria o candidato a vice de Ricardo Fortunato.

Valdivino na convenção
O PMDB mostrou união em torno do vereador Ricardo Fortunato, durante a convenção da legenda, também em sala de aula do Colégio Modelo, homologando o nome de Fortunato candidato a prefeito pela sigla. Os trabalhos contaram com a participação de Valdivino Chaves e família. O ex-prefeito que se afastou do processo sucessório na quarta-feira (25/6), atuou bastante na convenção peemedebista, mostrando não ter ficado aresta nenhuma no partido agora presidido pelo cirurgião-dentista José Carvalho da Silva.
O PT foi o PT de sempre. Houve muita discussão interna. O processo de definição dos rumos do partido em Trindade foi lento e doloroso. Discutiu-se e votou para saber com quais partidos o PT iria coligar. Tentou-se acordo com o PR do vereador Gleisson Cabriny, mas a Comissão Executiva da legenda votou e decidiu permanecer na base de apoio do atual prefeito George Morais, inviabilizando esta possibilidade. Cabriny queria ser candidato a prefeito, mas perdeu de 14 a 3, e teve seu sonho de eleição abruptamente interrompido. Daí fechou-se com a proposta de indicar o candidato a vice para compor com o PMDB.

(Foto: SVCosta) Sorridente, Ricardo Fortunato teve o nome homologado pela convenção do PMDB como candidato a prefeito pela legenda que terá o petista Arquidones Bites como companheiro na vice.

Feito isso, foi iniciado outro momento de discussão, debate, disse-me-disse, nas internas dos petistas trindadenses até se votar pela escolha do nome que a legenda indicou para a composição da chapa. O escolhido foi Arquivaldo Bites, presidente do PT de Trindade, para ser candidato a vice, ao lado de Ricardo Fortunato, cabeça da chapa. Quando tudo parecia caminhar para o encerramento, a coisa sofreu um rebuliço.

É que membros da ala petista contra o atual presidente do partido Arquivaldo Bites, convidou o candidato a prefeito pelo PP em chapa puríssima, Alexandre César, para a mesa de negociações. Segundo informações o PP deverá disputar as eleições sozinho, chapa pura, formada por Alexandre prefeito e Elder Luiz vice. A coisa quase desandou de vez, mas na prática nada mudou, e ficou mantida a coligação PMDB-PT-PDT-PHS-PSL. No entanto, teve petista deixando o local da convenção prometendo entrar na Justiça contra a decisão do partido. Agora, é só aguardar o início da campanha propriamente dita, a partir de 5 de julho. A sorte está lançada.

Fonte: Blog do Sérgio Vieira
http://sergiovieira.zip.net/

Partidos definirão candidaturas no último minuto

Jânio Carlos, PSDB (1); Jerônimo Bitencourt, DEM (2); Ricardo Fortunado, PMDB (3); Alexandre César, PP (4); Rogério Taveira, PDT (5); Juarez Carvalho, PTB (6); Gleysson Cabriny, PR (7); Paulo César, PT (8); Arquivaldo Bites, PT (9); Dílson Alberto, PP (10) e Carlos Domingues, PP (11): principais nomes dos políticos envolvidos nas negociações em torno da definição das candidaturas majoritárias (para prefeito) em Trindade.


Antigamente, a garotada gostava da brincadeira de fazer a “gata parir”. Os moleques se sentavam num banco e começava o empurra-empurra até restar apenas um deles no local, o vencedor. Era uma farra só, entre amigos, coisa de meninos. É comum, em períodos que antecedem às convenções partidárias, se dizer que está chegando a hora da “gata parir”. Agora, em Trindade, a “bichana” somente deverá “dar cria” no último minuto desta segunda-feira (30), prazo fatal para os partidos realizarem suas respectivas convenções para as escolhas dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. Acontece que todos os partidos com reais possibilidades de lançar nomes na disputa das eleições de 5 de outubro, deixaram para hoje a realização de convenções. A legislação eleitoral determina que as legendas definam os candidatos oficialmente entre os dias 1º e 30 de junho.
A situação da política trindadense é de uma indefinição para estoura com os nervos de qualquer um. O prefeito tucano George Moraes vem trabalhando seu candidato, o empresário Jânio Carlos (PSDB), desde o ano passado, mas ainda não conseguiu fechar a chapa majoritária por causa da dificuldade em encontrar um vice, capaz de aglutinar mais partidos em torno do nome do candidato a prefeito pela atual base aliada. Comenta-se que, dentre as possibilidades de vice para o candidato situacionista, figuram o vereador Juarez Carvalho (PTB), cujo trunfo seria sua liderança na região de Trindade II; Rogério Taveira (PDT), ex-secretário municipal de Saúde é outro nome ventilado para o posto.
Movimentando-se em carreira solo, o empresário Jerônimo Bitencourt (DEM) deve manter sua candidatura a prefeito, na convenção a ser realizada a partir das 14h desta segunda-feira (30), com o apoio do PCdoB de Álvaro Valério e Rui Alves. Embora tenha sido muito assediado por emissários de outros pré-candidatos a prefeito, Bitencourt reafirma a disposição de não ser candidato a vice em nenhuma hipótese. “Não serei vice de ninguém”, afirma o democrata.
Nos demais partidos reina a indefinição total que somente deverá ser resolvida lá pelo final da noite desta segunda-feira (30), dia da agonia, salvo venha a ocorrer alguma intervenção do Divino Pai Eterno no processo. O peemedebista Valdivino Chaves saiu de cena, no seu lugar entrou o vereador Ricardo Fortunato (PMDB) disposto a apenas uma coisa: ser candidato a prefeito, e estamos conversados. No PR, o também vereador Gleysson Cabriny não abre mão de igualmente negociar noite adentro, desde que seja para alguém ser candidato a vice em sua chapa.
O PT já deu algumas sinalizações interessantes. Segundo o presidente Arquivaldo Bites, em documento divulgado anteriormente, caso o petista Paulo César consiga aglutinar outros partidos em torno de seu nome como candidato a prefeito, aí o preferido para o posto de vice seria o do pepista Alexandre César, a definição do processo ocorreria facilmente; mas não havendo tal possibilidade, os petistas têm outro nome para oferecer como candidato a vice numa coligação, por exemplo, com o PR, liderado em Trindade por Cleido Claudino Pereira que apóia a pretensão do vereador Cabriny em disputar o mandato de prefeito nestas eleições.
Já o PP, para não ficar diferente, também se encontra na mesmíssima situação dos demais, ou seja, o presidente da legenda em Trindade, Alexandre César, está aberto a todas as possibilidades de acordo, desde que ele seja candidato a prefeito. Quer dizer, procura um candidato a vice, algo raro no mercado político trindadense. Na verdade, os atores da política da “Capital da fé” só querem para si o papel principal, ninguém aceita ser coadjuvante, daí o obstáculo para o fechamento dos acordos necessários para a formação das chapas.
Enquanto os pré-candidatos a prefeito monopolizam todo o tempo dentro do processo de definição política, as candidaturas de vereadores são relegadas a plano secundário, o que não é bom inclusive para a formação de novas lideranças no município. Se há instabilidade no processo de definição dos nomes dos candidatos a prefeito, isso atrapalha o fechamento das coligações para a disputa das dez vagas de vereadores em Trindade. O pior de tudo é que tem pré-candidato a prefeito acalentando o sonho de até mesmo disputar as eleições deste ano em chapa pura, sem coligação alguma. Sonho para si que certamente será um pesadelo para muitos possíveis candidatos a vereador no município. Diante deste quadro, “só mesmo o Pai Eterno na causa!”

Fonte: Blog do Sérgio Vieira

terça-feira, 8 de julho de 2008

Arquivaldo Bites (PT) é candidato a Vice-Prefeito de Trindade, com Ricardo Fortunato (PMDB) a Prefeito

Ricardo Fortunato, Deputado Federal Rubens Otoni (sentado), Arquivaldo Bites e Valdivino Chaves.

Na maior coligação de oposição já vista na história de Trindade, com PMDB, PT, PDT, PHS, PRB, PSL e PSOL, Arquivaldo Bites, Presidente do PT de Trindade, é candidato a Vice-Prefeito, com Ricardo Fortunato (PMDB) a Prefeito, pela Coligação União Popular Trindadense (UPT).

Ricardo Fortunato é vereador, tendo sido o mais votado da última eleição, sendo também 2° (segundo) suplente de Deputado Estadual, enquanto Arquivaldo foi primeiro suplente de Deputado Federal (1994) e de Deputado Estadual nas eleições de 1998 e 2002.

A Coligação UPT vai trabalhar em sintonia com a campanha de Íris Resende e Paulo Garcia, candidatos aos mesmos cargos em Goiânia e vai apresentar, entre outras propostas, a de asfaltar todas as ruas de bairros habitados no município de Trindade.

Para a Câmara de Vereadores, a Coligação UPT lançou 18 candidatos, sendo seis do PT (Ricardo Marques, Toninho Baiano, Valdivino Barbosa, Hélio Martins, Professora Rosa Figueiredo e Arquidones Bites).