domingo, 31 de agosto de 2008

Fortunato lidera com 39,6% disputa pela Prefeitura de Trindade

Jornal O Popular publicou em sua edição de hoje (25), pesquisa Serpes, sobre a intenção de votos dos eleitores trindadenses para prefeito da cidade. O Serpes entrevistou 601 eleitores em 28 bairros. A margem de erro é de 3,98 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados entre os dias 20 e 22 de agosto.
Na pesquisa estimulada, em que o pesquisador apresenta uma cartela com os nomes dos candidatos ao entrevistado, o resultado ficou assim. Ricardo Fortunato (PMDB), com 39,6 das intenções de votos (em %); Jânio Carlos (PSDB), com 27,6 e Alexandre César (PP), com 7,3; 6,2 não votará/votaria nulo; 19,3 não sabe.
Por sua vez, na modalidade espontânea, em que o entrevistado diz ao pesquisador o nome do candidato no qual votaria, produziu o seguinte resultado em termos de intenções de votos (em %): Ricardo Fortunato (PMDB), com 28,3; Jânio Carlos (PSDB), com 22,3; Alexandre César (PP), com 5,5; votaria em branco/nulo, 5,2; Não sabe, 38,8.
Outro dado importante da pesquisa O Popular/Serpes, tem a ver com os índices (em %) de rejeição dos candidatos a prefeito de Trindade, que ficaram assim: Não sabe, 2,8. Jânio Carlos (PSDB), 24,6. Ricardo Fortunato (PMDB), 17,8. Alexandre César, 11,6. Não rejeita ninguém, 52,6.

Comentário

Na verdade, os números obtidos pela pesquisa comprovam levantamento de pesquisas internas comandadas por Arquivaldo Bites (PT), candidato a vice na chapa do peemedebista Ricardo Fortunato, líder na atual corrida rumo à cadeira de prefeito de Trindade, nas eleições de 5 de outubro. Sem sombra de dúvidas, o resultado da pesquisa funciona como um forte incentivo para a candidatura de Fortunato que conta com a militância petista ao seu lado.
A candidatura do tucano Jânio Carlos vem emitindo sinais de que algo ali não estava alcançando os resultados pretendidos há, mais ou menos, 10 dias. Basta notar a troca do marqueteiro de Jânio que agora é Renato Monteiro, da Agência Cantagalo, responsável por campanhas eleitorais vitoriosas em Goiás, como a de Marconi Perillo (PSDB) em 1998, para governador quando derrotou ninguém menos do que Íris Rezende (PMDB).
Fala-se, ainda, que toda a estratégia da campanha do tucano será reformulada por Renato Monteiro, presente no debate entre os prefeitáveis, realizados pelas Faculdades e Colégio Aphonsiano, na quinta-feira (21). Se a pouco mais de 40 dias das eleições municipais o candidato resolveu trocar seu marqueteiro é porque os resultados produzidos pelo anterior ocupante do posto não agradou em nada.
O candidato Alexandre César (PP) vem realizando uma campanha muito tímida, com poucos recursos, dificultando a visibilidade das ações pelos eleitores. O grande momento do concorrente pepista até agora foi justamente sua participação no debate das Faculdades e Colégio Aphonsiano, na última quinta-feira. Detentor de um discurso fácil, raciocínio rápido e muito focado em aproveitar ao máximo a oportunidade oferecida, acabou fazendo um bom papel no evento. Todavia, os índices de intenção de votos mostrado no levantamento O Popular/Serpes comprovam a dimensão da campanha pepista em andamento.
De fato, a campanha eleitoral pelo comando da Prefeitura de Trindade se intensificará bastante a partir de agora. A questão é saber o fôlego real da candidatura do peemedebista Fortunato, líder na disputa até o momento. Afinal, o tucano Jânio certamente usará os recursos possíveis para reverter a desvantagem. A situação desfavorável para o tucano, segundo analistas da política trindadense, se deve mais à alta reprovação da administração do prefeito George Morais (PSDB) que contaminou a candidatura de Jânio Carlos.
O número de indecisos, 19,3 é alto, tem potencial para definir a disputa entre os prefeitáveis. E a coisa está tão aberta que, importante salientar, 52,6% dos eleitores entrevistados afirmaram que não rejeitam ninguém. Quer dizer, há um espaço considerável para crescimento das candidaturas pelo comando da Prefeitura da “Capital da Fé” dos goianos.

Bitencourt fechou com Fortunato

(Foto: SVCosta) No detalhe, Ricardo Fortunato (PMDB), candidato a prefeito de Trindade, abraça o empresário Jerônimo Bitencourt (DEM), depois de conseguir selar acordo político, garantindo mais um apoiador de peso na corrida pelo comando da Prefeitura da cidade.

Nos bastidores da política trindadense, os candidatos a prefeito Jânio Carlos (PSDB) e Ricardo Fortunato (PMDB) travaram outra disputa também bastante acirrada, além daquela visível aos olhos de todos nas caminhadas pelas ruas da cidade. Os dois concorrentes ao comando da Prefeitura de Trindade realizaram queda-de-braço para ver qual deles conseguiria o apoio do empresário e ex-candidato a prefeito Jerônimo Bitencourt (DEM). O peemedebista Fortunato levou a melhor.
Na tarde desta sexta-feira (22), o candidato peemedebista esteve reunido com Bitencourt e fechou acordo com o empresário. Tudo isso sob as bênçãos do padre Gilmar Serafim que participou do encontro. Nos próximos dias, Fortunato deverá receber o prefeito de Goiânia e também candidato a reeleição, Iris Rezende (PMDB), para um comício em Trindade. Na oportunidade, Bitencourt estará no palanque. “Até aceitei o desafio e fazer um discurso de uns dois minutos”, avisou o empresário. O candidato peemedebista, é claro, esteve o tempo todo sorridente por mais um importante aliado.
Fonte: Blog do Sérgio Vieira http://sergiovieira.zip.net/

Faculdade realizará debate entre candidatos a prefeito de Trindade


As Faculdades e Colégio Aphonsiano realizarão nesta quinta-feira (21), às 20h30, no Cine Teatro daquele complexo de ensino trindadense, no Bairro Santuário, o primeiro debate entre os três candidatos a prefeito de Trindade, promovido aqui na própria cidade. Lembrando que no dia 27/7 (domingo), o jornal goianiense Diário da Manhã, colocou frente a frente os concorrentes à sucessão municipal, com transmissão pela Televisão na Internet no endereço www.dm.tv.
O encontro dos candidatos a prefeito de Trindade, o sétimo colégio eleitoral de Goiás, com 65.377 eleitores (números do TSE-Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre César (PP), Jânio Carlos (PSDB) e Ricardo Fortunato (PMDB) terá como mediador o padre e comunicador Jesus Flores, detentor de larga experiência em entrevistas, reconhecido por sua independência na atuação na imprensa goiana. O debate será transmitido ao vivo pelas rádios Difusora (AM), de Goiânia, Trindade (FM) e Mil (FM). Será mais uma excelente oportunidade para os eleitores conhecerem um pouco mais dos candidatos dispostos a comandar o município considerado a 11ª economia goiana em competitividade, segundo ranking da secretaria de estado do Planejamento de Goiás, com uma população de, pelo menos, 97.491 habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Marcos Antonio de Queiroz, diretor das Faculdades Aphonsiano está muito empenhado na realização do debate por entender que é preciso uma participação mais efetiva da comunidade acadêmica no processo de escolha dos futuros gestores do município. Representantes da várias entidades representativas da sociedade civil de Trindade, além de todos os principais veículos da imprensa local foram convidados e terão espaço para apresentar uma questão aos candidatos, conforme regras estabelecidas pelos organizadores em conjunto com assessores dos concorrentes.
Fonte: Blog do Sérgio Vieira