terça-feira, 20 de maio de 2008

PRÉVIA ELEITORAL

Domingo, 18/5), o PT-Partido dos Trabalhadores de Trindade realizou prévia eleitoral, no Colégio Estadual Divino Pai Eterno, no período de 9h às 17h. Qual o objetivo de mais este encontro? Justamente escolher o nome do pré-candidato do partido a prefeito, nas eleições de 5 de outubro. As opções colocadas eram o presidente da legenda, Arquivaldo Bites Leão, e o ex-vereador Paulo César Alves Borges, também candidato a prefeito nas eleições de 2004.

Dessa vez, todos os filiados em dia com suas obrigações junto ao partido puderam votar e não apenas os delegados. 307 petistas estavam em condições de dar seu voto no encontro, mas 27 filiados não se estavam no município, baixando o colégio eleitoral para o total de 280 filiados. Desses, 237 compareceram e votaram, produzindo o seguinte resultado:

Arquivaldo Bites Leão é o pré-candidato do PT a prefeito de Trindade, escolhido por 120 filiados. Por seu turno, Paulo César Alves Borges ficou em segundo lugar, com 115 votos, enquanto apenas 2 filiados anularam seus votos. Ou seja, a diferença em favor de Arquivaldo Bites sobre a postulação de Paulo César, foi de apenas 5 votos.

Os números finais da votação interna do PT trindadense são incontestáveis, o partido está dividido ao meio e o motivo é simples: a parte que apoiava Paulo César guarda receio de que o partido passe a ser apenas um satélite em torno da candidatura de Valdivino Chaves (PMDB); a outra parcela dos petistas locais, integrada pelos defensores do nome de Arquivaldo Bites, preferiu unir forças a outro partido para formar um grupo competitivo. “Chega de só participar, é preciso coligar para ganhar”, eis o lema do grupo de Arquivaldo, escolhido pré-candidato a prefeito.

Inaugurando um estilo suave de fazer política, Arquivaldo Bites está cuidadoso com as palavras, após a vitória interna. “Recebo o resultado com humildade e responsabilidade de representar o PT dentro de um projeto político amplo. Queremos a participação de todos os companheiros do PT e dos demais partidos do Fórum [12 legendas que estão se reunindo desde abril do ano passado, sob a denominação de Fórum de Apoio ao Governo Lula, Pelo Bem de Trindade] para que se integrem num grande arco de alianças para administrarmos Trindade a partir do ano que vem”.

O diretório do PT trindadense volta a se reunir em 8/6 para realizar encontro a fim de tratar das candidaturas a vereador. Já no dia 28/6 será a vez da Convenção Municipal da legenda, quando os nomes dos candidatos da sigla receberão a homologação para a campanha eleitoral que se inicia no dia 5 de julho.

Nenhum comentário: