quarta-feira, 30 de julho de 2008

Campanha ainda não ganhou as ruas

Candidatos a prefeito de Trindade ainda não colocaram a campanha nas ruas, mas todos se movimentam intensamente para regularizar tudo junto à Justiça Eleitoral: a adulação aos eleitores deverá começar mesmo no final de julho.

Desde domingo (6/7) os candidatos a prefeito, vice e vereadores dos 5.562 municípios brasileiros, Trindade inclusive, estão autorizados pela legislação a botar as campanhas nas ruas, em busca dos votos do eleitorado tupiniquim. No caso de Trindade, os 4 candidatos a prefeito e os 124 candidatos a vereadores pelos 25 partidos envolvidos neste pleito, irão disputar os votos dos 65.377 eleitores aptos a votar no dia 5 de outubro deste ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.
Até agora, no entanto, nem parece que teremos eleições municipais daqui a 81 dias. A preocupação geral entre os candidatos, por enquanto, é regularizar o papelório necessário para os respectivos registros das candidaturas na Justiça Eleitoral, em seguida a confecção do material gráfico principalmente. A previsão é de que a campanha se inicie de fato no final deste mês.
Concorrem ao cargo de prefeito de Trindade, quatro (4) chapas, pela ordem alfabética dos nomes dos candidatos a prefeito: Alexandre César (PP), prefeito e Álvaro Valério (PC do B), vice; Bitencourt (DEM), prefeito e Sidney (DEM), vice; Jânio Carlos (PSDB), prefeito e Juarez Carvalho (PTB), vice; Ricardo Fortunato (PMDB), prefeito e Arquivaldo Bites (PT), vice. Por seu turno, algo ao redor de 124 candidatos a vereador disputarão as 10 vagas na Câmara Municipal de Trindade.

Propaganda gratuita
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão poderá ser veiculada a contar de 19 de agosto, em dois blocos de 30 minutos de duração cada, alternando entre os candidatos a prefeito e os vereadores. Em Trindade não existe emissora de televisão e dificilmente haverá propaganda naquele veículo poderoso para a formação de opinião do eleitorado.
Mas, havendo interesse das coligações, é possível fazer requerimento junto à Justiça Eleitoral que pode determinar que algum canal de Goiânia transmita a propaganda dos candidatos trindadenses. Vale registrar que se trata de uma possibilidade muito remota para as eleições deste ano na “Capital da fé” dos goianos.
Importante dizer que o tempo a ser divido entre as coligações partidárias é resultado da composição das respectivas bancadas de deputados federais eleitos em 2006. De acordo com levantamento realizado por Arquivaldo Bites (PT), presidente da legenda e candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual vereador Ricardo Fortunato (PMDB), apontou a seguinte distribuição de tempo do horário eleitoral gratuito, publicado com exclusividade pelo Blog do Sérgio Vieira:
Na disputa majoritária (prefeito e vice) a situação deve ficar assim: A coligação PMDB-PT-PDT-PSOL-PRB-PSL-PHS (União popular trindadense) terá direito a 10 minutos e 23 segundos, pois a bancada federal eleita em 2006 contou com 202 parlamentares. Já a coligação PSDB-PTB-PTdoB-PMN-PTC-PRP-PSC-PR-PV-PRTB-PPS-PSDC-PSB (Trindade não pode parar) ficará com 9 minutos e 59 segundos, por ter uma bancada federal de 192 parlamentares. A coligação formada pelo PP-PCdoB-PCB-PTN (Amor à Trindade) conta com 54 parlamentares eleitos em 2006, dando direito a 4 minutos e 36 segundos. Enquanto isso o DEM (É tempo de vitória e renovação), detentor de uma bancada federal composta por 65 parlamentares eleitos em 2006, ficou com 5 minutos e 2 segundos.
Com relação às candidaturas proporcionais (vereador), os tempos deverão ficar da seguinte forma: A coligação “Trindade não pode parar” com 73 candidatos a vereador, terá um tempo maior, seguido de perto pelos candidatos da coligação “União popular trindadense”, e a coligação “Amor à Trindade”, ambas com 20 candidatos, cada uma, deverão estar emboladas, enquanto isso, os 11 candidatos da chapa “É tempo de vitória e renovação”, deverão ficar com o menor tempo.

Fonte: Blog do Sérgio Vieira
http://sergiovieira.zip.net/

Nenhum comentário: