sábado, 29 de novembro de 2008

Entrevista do Vice-Prefeito Eleito Arquivaldo Bites ao Jornal Cidade Agora


“A vitória do Ricardo é reflexo da união da oposição”

O presidente do Partido dos Trabalhadores e vice-prefeito eleito, Arquivaldo Bites analisa que, se Cabriny e Bitencourt tivessem se candidatado, Jânio teria sido eleito. Ele ressalta a força do Fórum Político como pilar da campanha, e garante que sete vereadores já fecharam apoio à Fortunato e que o PT será atuante no governo

Cidade Agora: Sabe-se que o senhor foi o grande arquiteto do Fórum Político em apoio ao governo Lula e em defesa de Trindade. Como sucedeu o processo de lançar o nome de Ricardo Fortunato como prefeito e chegar à vitória?
Arquivaldo: Foi um processo natural a partir da experiência de vida em tantas eleições, na maioria das vezes perdidas e algumas ganhas. Nós entendemos e chegamos à conclusão que, para ganhar uma eleição, é preciso ter união. São vários fatores, mas a união é fundamental. Nós entendemos que a população de Trindade estava ansiosa por mudanças, e foi isso o que aconteceu no dia 5 de outubro. A partir dessa necessidade do povo, passamos a discutir com os segmentos políticos locais, essa união. A primeira reunião ocorreu 13 de abril de 2007 e de lá pra cá foram se desenvolvendo várias discussões até culminar com a vitória de Ricardo Fortunato para prefeito, o que objetivamente significa a vitória do Fórum em Defesa de Trindade.
Cidade Agora: Então o senhor acredita que foi essa força e articulação do Fórum que levou à vitória de Ricardo?
Arquivaldo: Ricardo Fortunato foi uma pessoa que entrou no decorrer do processo e carregou a bandeira do Fórum de uma forma magnífica, de uma forma esplendorosa; humilde, mas com determinação. Então, a união foi a cada dia se fortalecendo, a despeito dos contrários que, por ventura, tentaram nos impor, até mesmo pela baixaria iniciada pelos adversários.
Cidade Agora: O senhor acredita que o fato do vereador Gleysson Cabriny não ter saído candidato a prefeito e se unido a vocês, veio somar na campanha da União Popular Trindadense?
Arquivaldo: Eu digo mais que isso: a estratégia política traçada pelo Fórum Político de apoio ao governo Lula e em defesa de Trindade, formada em algum momento até por 12 partidos, depois por 9, era a necessidade da união das oposições. Digo com certeza, a união da oposição, mesmo com a dissidência que foi a candidatura de Alexandre César, foi a grande responsável pelo resultado das eleições. O grande erro estratégico da atual administração foi abortar a candidatura de Gleysson Cabriny, da qual, em algum momento, eu mesmo apoiei, mas se por ventura tivesse ocorrido essa candidatura, e também a de Dr. Paulo pelo PT, de Jerônimo Bitencourt pelo DEM, de Ricardo Fortunato pelo PMDB, de Alexandre César pelo PP, dariam seis candidaturas com a de Jânio pelo PSDB. Se isso tivesse acontecido, no dia 5 de outubro de 2008, Jânio Carlos teria sido o prefeito eleito, e não Ricardo Fortunato.
Cidade Agora: Desde quando o senhor diagnosticou isso? Já havia feito uma análise?
Arquivaldo: Naquele dia 30 de junho, na festa de Trindade, com o golpe que Cabriny sofreu, acabou unindo a oposição e eu tive a felicidade de, a partir do apoio de outros partidos, ter a compreensão de buscar um nome para carregar a nossa bandeira. Esse nome foi o de Ricardo Fortunato, e ele fez um compromisso com todo Fórum que resultou em 7 partidos mais algumas dissidências, de fazer uma administração em Trindade onde o impessoal prevaleça sobre o pessoal, ou seja, o interesse coletivo seja preservado ao invés de interesse próprio.
Cidade Agora: Como foi esse compromisso?
Arquivaldo: Esse compromisso foi feito conosco e nós o fizemos com o povo. Os recursos públicos serão aplicados de forma a trazer benefícios para a população; fizemos o compromisso de asfaltar todas as ruas do município; de melhorar o salário do servidor público, recompondo a perda salarial dos últimos oito anos e estabelecer uma política de recomposição anual conforme a inflação ou a arrecadação; de estabelecer o piso para os professores, que o governo Lula instituiu oficialmente como sendo R$ 950 a partir de 2010, já a partir de 2009; além de um compromisso na área da administração para valorizar as pessoas de Trindade e não como nós temos visto nos últimos tempos de trazer pessoas de várias cidades em desfavor aos moradores daqui. Por tudo isso, eu digo que a vitória da candidatura de Ricardo é o reflexo da união, e nós temos a certeza e a esperança de que ele vai fazer a melhor administração que Trindade já viu.
Cidade Agora: O PT fez dois vereadores nesse pleito. Como é retornar à Câmara com representantes aliados?
Arquivaldo: Eu digo que é uma satisfação muito grande. Eu trabalhei para que a coligação União Popular Trindadense fizesse dois ou três vereadores. Quando eu via a imprensa local dizer que a nossa coligação não atingiria o coeficiente, eu tinha a plena convicção, pois trabalhei com pesquisas constantes, de que alcançaríamos. Eu tive a humildade e avaliava que o PT elegeria um, enquanto os outros partidos fariam um ou dois, mas felizmente tivemos a alegria de colocar lá dentro o Valdivino Barbosa e o Ricardo Marques que são companheiros representativos e têm toda condição de fazer um bom trabalho na Câmara Municipal e ajudar o Ricardo Fortunato a desempenhar uma melhor administração no município de Trindade. Objetivamente, eu te digo, que superou minhas expectativas!
Cidade Agora: E como será o relacionamento entre Câmara e Prefeitura a partir de 2009?
Arquivaldo: A coligação União Popular Trindadense elegeu dois vereadores, mas o Ricardo Fortunato tem um relacionamento muito bom com vários outros vereadores eleitos. As conversas que temos tido entre o prefeito, o pessoal do Fórum e eu já nos sinaliza tranquilamente que o Chefe do Executivo vai trabalhar na Câmara com a maioria. Eu diria que, até o momento, temos a certeza de que sete vereadores estarão fazendo parte da futura base de apoio à administração PMDB/PT.
Cidade Agora: Na composição de forças e de secretários, a divisão dentro da prefeitura será igualitária entre PMDB e PT?
Arquivaldo: É uma questão que ainda não começamos a discutir. Estamos em fase de comemoração. O que nós acertamos com Ricardo Fortunato, com Valdivino Chaves, com Cabriny, e com todos os partidos que fizeram parte do Fórum, é o seguinte: quem ajudou a ganhar, é quem vai ajudar a administrar. E quem ajudou Ricardo a ganhar? Foi o povo; mas as forças políticas são o PT, o PMDB, o PDT, o PRB, o PHS, o PSL e o PCB. No fim das contas, o Ricardo Fortunato é quem vai determinar o secretariado. Não temos pretensões pessoais; temos pretensões administrativas e políticas para o bem de Trindade.

Fonte: Jornal Cidade Agora (http://moreirasan.blogspot.com/2008/10/entrevista-com-arquivaldo-bites.html)

Nenhum comentário: